Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Silva, Frederico Negrini [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/214275
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Resumo: |
O presente trabalho se propõe a estudar o princípio da Sincronicidade, tal qual formulado pela escola psicanalítica Jungiana, e como este se concretiza dentro da série de livros de ficção científica iniciada com a primeira obra, Duna, por meio da capacidade divinatória denominada como Presciência dentro da série. A obra se tornou renomada por tratar de temáticas não usualmente relacionadas ao universo da ficção científica, sendo considerada por alguns críticos a principal deste gênero no que tange o contexto contracultural norte americano. Por se tratar de um universo ficcional tecido a partir de noções ecológicas, noções e teorias da física quântica que interrelacionam o fenômeno da consciência com a manifestação da realidade além de ideias arquetípicas e sua conexão com o inconsciente coletivo, fizemos uso da teoria Jungiana como a principal sustentação epistemológica da pesquisa; ademais, nos embasamos também em fundamentações teóricas da física quântica e de estudos acerca da metafísica de religiosidades orientais (como o Budismo e o Tantrismo) capazes de exprimir a interrelação entre o fenômeno da consciência e a realidade manifesta. O princípio da Sincronicidade é fruto de um trabalho entre Jung e Pauli, entre os estudos da psique e os estudos da física e, como já discutido por M.L. von Franz, tem direta relação com os fenômenos divinatórios (expressados através da habilidade desenvolvida geneticamente na série, a Presciência) que são ponto fulcral da narrativa de Duna. |