Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Esteves, Maylah Longo Gonçaves Menezes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/243810
|
Resumo: |
A presente tese tem como objetivo apresentar algumas aproximações possíveis entre as trajetórias literárias e as obras, especialmente os contos, de Machado de Assis (1839-1908) e Edgar Allan Poe (1809-1849), estudando as temáticas das narrativas, observando os pontos de contato na crítica e no cenário gótico construído por cada um deles. A presença de textos e temas poeanos no autor brasileiro vai além da tradução de “O Corvo”, analisamos que o nome de Poe constou em crônicas e explicitamente no conto “Só!” de 1885. Além de abordarmos as semelhanças e diferenças quanto ao estilo de terror, de gótico e de horror poeano que permeiam os contos de Machado, refletimos também a maneira como o carioca ressignificou Poe a sua maneira, inclusive, criticando-o na própria malha textual através de sua própria abordagem do fantástico, assim como fez Poe em relação aos seus antecessores europeus. Ambos os autores se valem, muitas vezes, do modo fantástico em suas penas, para analisar o que dirão ser o “espírito conturbado do homem” de seus tempos e espaços, mas também estão preocupados em incorporar com sua "alma” e “sentimento íntimo” a literatura europeia no contexto do Novo Mundo. Em todos os contos analisados, percebemos que a melancolia, a ironia, o gótico, o terror e o horror, mesmo se passando em tempos e países diferentes, caem no denominador comum: as sombras |