Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Adriane Kis Santos Perdigão |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/202240
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a prática musical no Templo Central da Assembleia de Deus em Belém e a importância do ensino informal e não-formal ofertado nesta igreja à comunidade paraense. O contexto histórico sobre esta prática foi construído a partir das diretrizes musicais propostas por Martinho Lutero e João Calvino durante a Reforma Protestante do século XVI. A chegada do Protestantismo ao Brasil ocorreu através da imigração e das missões, estando a Assembleia inserida neste último grupo e tendo sido fundada por dois missionários suecos batistas em 1911. O início das práticas musicais ocorreu por meio do cântico congregacional e o uso da Harpa Cristã; posteriormente, a formação de grupos musicais (coral e orquestra) e a formação de um núcleo de educação musical, voltados para o serviço litúrgico. A relevância da pesquisa reside na contribuição que projetos como esses têm dado à comunidade paraense ao proporcionar o aprendizado musical por meio destas ações, caracterizando-se como ensino informal que complementa a formação formal. A metodologia adotada foi a de estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental. Espera-se que este trabalho suscite o desejo de fomentar outros estudos sobre a história musical dos evangélicos reformados no Brasil. |