A guitarra clássico-romântica: história dos métodos de um instrumento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Romão, Paulo César Veríssimo [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90234
Resumo: Esta dissertação tem como foco a Guitarra Clássico-Romântica, antecessora direta do violão moderno. Procuramos verificar, através de uma pesquisa de cunho bibliográfico, o processo de surgimento e as progressivas transformações pelas quais passou este instrumento. Para tanto, valemo-nos da metodologia de pesquisa histórica proposta pela historiografia francesa, em particular, a História das Mentalidades. Iniciamos este trabalho com um levantamento das questões significativas para os indivíduos europeus no período entre a Revolução Francesa e a primeira grande guerra. Mais especificamente, a primeira parte deste trabalho visa a compreensão das fronteiras entre o público e o privado, e do processo de formação do indivíduo como ator social. A segunda parte da pesquisa é dedicada aos processos de confecção da Guitarra Clássico-Romântica, às personagens envolvidas com este instrumento, e, fundamentalmente, aos Métodos escritos para ele. Através da avaliação dos Métodos, procuramos compreender as idéias que permeavam a composição e a execução para Guitarra no século XIX. A terceira parte tem caráter reflexivo, e avalia o ocaso da produção de Métodos a partir do século XX, o advento da “técnica estendida”, bem como se propõe a refletir sobre a etimologia dos termos “técnica”, “escola” e “tradição”. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de constituição histórica do instrumento mais numerosamente encontrado nas Américas, bem como pela possibilidade de compreensão dos mecanismos sociais através dos quais um instrumento, um instrumentista ou um Método perdura, tornando-se parte da História. Não obstante, esta pesquisa estende-se ao âmbito da musicologia histórica, uma vez que, para o concerto de defesa, executaremos peças do repertório novecentista com uma réplica da Guitarra Clássico-Romântica