Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Sabino, Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/144502
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Resumo: |
O percurso artístico de Jerzy Grotowski é marcado pela constante transformação e revisão de procedimentos. Ainda na fase em que o artista dedicou-se à elaboração de espetáculos, pode-se identificar esse movimento. Contudo, apesar de transformações e rupturas, é possível encontrar certas constantes. Frequentemente, Grotowski buscou aproximar seu trabalho artístico a questões ligadas ao ritual. Ao adotar, como perspectiva de análise, as temáticas da espiritualidade e do ritual, a pesquisa visa a encontrar as continuidades sob as rupturas em alguns processos de espetáculos de Grotowski. Pautado em Pierre Hadot e Michel Foucault, o trabalho utiliza a noção de espiritualidade em sentido amplo, não restrito a religião. A partir de Victor Turner e Richard Schechner, a pesquisa propõe refletir sobre as relações e as fricções entre cena e ritual nas propostas de Grotowski. Para a compreensão dos trabalhos do artista, além da análise dos textos dele próprio, o estudo embasa-se na pesquisa de Tatiana Motta Lima sobre as "palavras praticadas" do encenador. |