A contribuição da semiótica à indexação de documentos audiovisuais: a narrativa imagética para a compreensão do tema de filmes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Gatto, Ana Clara
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/255469
Resumo: Com o aumento exponencial de imagens na modernidade, a Ciência da Informação deve se preocupar com sua análise e descrição para posterior acesso. O trabalho tem como objeto de pesquisa o filme narrativo, tanto por uma questão pessoal de preferência dessa modalidade audiovisual como também pela diversidade de informações presentes neste documento – informações técnicas, históricas, contextuais, sonoras e visuais – e de vídeos vinculados a periódicos científicos devido ao aumento da multimodalidade na divulgação científica. O processo de indexação de documentos audiovisuais vem sendo pautado na análise textual e na decupagem – descrição de plano a plano –, porém, além de ser uma metodologia demorada, não é suficiente para a obtenção do assunto do filme/vídeo, seu tema. Busca-se compreender o processo de criação da narrativa de forma imagética e aplicar os preceitos da semiótica na identificação do tema. O discernimento da imagem como narrativa acrescenta métodos para a área da Representação Temática, além de buscar compreender o objeto a partir de sua própria natureza, contribuindo com a descrição do conteúdo, tanto em aspectos técnicos quanto nos aspectos estruturais e o uso da semiótica possibilita a compreensão dos diversos códigos presentes no audiovisual e sua significação como um todo. Parte-se do percurso metodológico dedutivo iniciando-se com a revisão bibliográfica da estrutura narrativa e da linguagem cinematográfica para compreender o processo narrativo-imagético, utiliza-se o método descritivo para explicar o uso da semiótica no reconhecimento dos diversos códigos presentes no documento audiovisual assim como o uso do Percurso Gerativo de Sentido na identificação das intenções e consequentes ações dos personagens. Conclui-se que o entendimento da estrutura narrativa do documento audiovisual, além dos artifícios utilizados pelo cinema para construção da história, contribui para sua análise por possibilitar sua compreensão como um todo, sem precisar recorrer a decupagem, além do uso da semiótica no processo de significação dos diversos códigos presentes no documento.