Sincretismo em movimento: um estudo dos adeptos do Santo Daime do grupo CEFLURIS na Vila Céu do Mapiá

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Esteves, Nilda Maria Gomes [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/88720
Resumo: É proposta desse estudo a compreensão do sincretismo cultural desenvolvida na trajetória do CEFLURIS – Centro Eclético da Fluente Luz Universal, segmento criado pelo líder carismático Sebastião Mota de Melo, dissidência do Santo Daime - religião criada pelo migrante nordestino Raimundo Irineu Serra. O estudo procura mostrar que o processo de sincretismo que originou o Santo Daime cria uma nova dinâmica no segmento do CEFLURIS. A visão comunitarista do líder do CEFLURIS torna a Colônia Cinco Mil, local onde o grupo se estabeleceu, atrativo para pessoas de diferentes estados e países com conhecimentos, concepções e experiências políticas, sociais, culturais diversas, ampliando a concepção do grupo para o uso de diversos psicoativos com fins ritualísticos. Com a mudança para o interior da floresta e a criação da Vila Céu do Mapiá o grupo dá continuidade a essas experiências estabelecendo vínculos com outros grupos como o “Peyote”, com quem estabeleceu uma aliança espiritual. Esse trabalho procura mostrar que a relação com outros psicoativos é uma das características do CEFLURIS sendo considerado pelos adeptos sacramento divino que potencializa a percepção do espiritual. Com essa perspectiva o sincretismo torna-se particularmente distinto, se destacando por sua dinâmica como um “sincretismo em movimento”