Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Alamino, Tauane Nunes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/236211
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Resumo: |
A presente pesquisa investiga o texto teatral Zona Contaminada de Caio Fernando Abreu, a partir de teorias feministas e do trabalho da Cia. do Santo Forte durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. O coletivo foi contemplado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto com o Prêmio Nelson Seixas de Produção Teatral para executar a encenação da peça no segundo semestre de 2020 em ambiente virtual. A metodologia do grupo aplicada neste contexto, consistiu em estudar a dramaturgia e reconhecer características das personagens aproximando-as das entidades e divindades da Umbanda e do Candomblé, encaminhando o processo criativo para uma performance audiovisual. A obra literária apresenta as “orixás de frente” das personagens protagonistas de ambas as obras, convergindo com os propósitos do grupo, amparado nos “Arquétipos da umbanda para o trabalho do ator”. O conceito de encruzilhadas subsidia a interseccionalidade da cultura popular e da literatura. Para fundamento das referências afro-religiosas, consideram-se as sabedorias de tradição oral, danças e pontos cantados de terreiro, além das produções de Kiusam de Oliveira e Leda Maria Martins. Como aporte teórico para refletir acerca do poder das mulheres sobre seus corpos e o interesse do Estado em controlar a fertilidade feminina, utiliza-se Interseccionalidade de Carla Akotirene, Calibã e A Bruxa e O Ponto Zero da Revolução de Silvia Federici. |