Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2007 |
Autor(a) principal: |
Albertti, Luiz Antonio [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/93404
|
Resumo: |
As reflexões epistemológicas de Paul Veyne são fundamentais para a escrita da história. Historiador que mantém um diálogo constante com as ciências humanas, principalmente a filosofia e a sociologia, Veyne aborda temas clássicos e atuais caros à história, tais como: acontecimento, causalidade, intriga, método, teoria, conceituação, cientificidade e progressos do conhecimento histórico. Nesta pesquisa, apresentaremos quatro textos da epistemologia veyniana: Como se escreve a história (1971), obra de vasta erudição, na qual Veyne está preocupado em pensar as problemáticas da narrativa histórica e as relações que esta estabelece com as ciências humanas; A história conceitual (1974), texto que explora a conceituação dos acontecimentos, para evitar que a narrativa histórica se atenha meramente ao factual; O inventário das diferenças: história e sociologia (1976), trabalho inicialmente proferido como Aula Inaugural no Collège de France, obra em que se estreitam as relações entre história e sociologia, e se estabelecem certos dispositivos teóricos para a pesquisa histórica; e, finalmente, Foucault revoluciona a história (1978), que versa sobre as contribuições de Michel Focault para a história. Após apresentarmos a epistemologia de Veyne, discutiremos determinados aspectos de seu pensamento, relacionados com a filosofia de Michel Foucault, com o marxismo e com a hermenêutica. Por fim, analisaremos a recepção de sua obra no Brasil, por meio de comentários pontuais e trabalhos dedicados exclusivamente a sua epistemologia. |