Drummond: leitor de artes plásticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Sousa, Phabulo Mendes [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/193571
Resumo: Esta tese estuda o diálogo interartes, mais precisamente aquele estabelecido entre a Literatura e as Artes Plásticas. Assim, tendo em mente o vasto campo que pode haver nesse diálogo, decidiu-se investigar a obra do poeta modernista brasileiro Carlos Drummond de Andrade, destacando os poemas que ele dedicou, explicitamente, às Artes Plásticas. A primeira parte do trabalho apresenta uma antologia, feita a partir da reunião desses poemas. Nela, parte significativa dos poemas é dedicada a artistas plásticos brasileiros, principalmente, àqueles pertencentes à estética modernista, caso de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Antônio Bandeira, Renina Katz, Fayga Ostrower etc. Além desses artistas, o olhar de Drummond voltou-se também para artistas de outras épocas, como Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho; assim como também percorreu outras manifestações artísticas, como a fotografia. A partir da leitura atenta desses poemas, constatou-se a presença de quatro procedimentos estilísticos: o uso de biografemas, o poema-voto, as colagens e a metonímia visual, usados pelo poeta para a confecção das peças. A par desses procedimentos, decidiu-se abordar, de modo mais cuidadoso, apenas um poema nos capítulos seguintes. Assim, o segundo capítulo destina-se ao estudo da obra de Oswaldo Goeldi e o terceiro, à obra de Alberto da Veiga Guignard. Essa escolha permitiu investigar e analisar, mais detidamente, não só a poética verbal drummondiana, como também o universo visual desses artistas. Como base teórica, a presente Tese utiliza estudos desenvolvidos por críticos e pesquisadores que problematizaram o frutífero diálogo interartes, assim como se vale da contribuição de pesquisadores que se debruçaram sobre os três principais pilares que compõem o trabalho: o poeta Carlos Drummond de Andrade e os artistas plásticos modernistas Oswaldo Goeldi e Alberto da Veiga Guignard.