Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Gustavo Surian [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/194307
|
Resumo: |
Nas últimas três décadas o pandeiro passou de um instrumento acompanhador dos estilos tradicionais da música brasileira para um instrumento capaz de sintetizar uma série de ritmos brasileiros e internacionais. O objetivo da presente pesquisa é discutir e compreender algumas das técnicas e idiomatismos presente no modo de se executar o pandeiro de náilon no samba urbano, através do estudo dos estilos interpretativos de Ubirajara Félix do Nascimento (1937), conhecido por Bira Presidente e Carlos Alberto França Barros (1982), o Carlos Café do Pandeiro. O trabalho baseia-se no levantamento documental dos materiais audiovisuais presentes na internet, em livros, nas performances fonográficas e entrevistas feitas pelo autor. Para entendermos as técnicas e os estilos dos músicos pesquisados, utilizamos o recurso da transcrição e musical adaptando o sistema notacional de Carlos Stasi para contemplar os timbres idiomáticos do pandeiro de náilon. O presente trabalho foi organizado em três capítulos. O primeiro, além de apresentar uma sucinta contextualização histórica do pandeiro e das peles sintéticas, discute o conceito de “pandeiro brasileiro” em contraposição aos discursos e representações (LEPPERT, 1993) relacionados ao pandeiro de náilon no Brasil, assim como os conceitos de organologia (BATES, 2012), idiomatismo (MIRANDA, 2018; GIANESELLA, 2012) e autoetnografia (SANTOS, 2017; BENETTI 2017), que compõe a fundamentação teórica da pesquisa. O segundo e terceiro capítulos focarão nos músicos Bira Presidente e Carlos Café. Através do estudo biográfico desses músicos, analisamos os processos que desencadearam seus estilos interpretativos, bem como sua relevância para o cenário do samba e da percussão popular brasileira. Dessa forma, dentre as características encontradas em cada um dos músicos pesquisados, podemos destacar as inovações estilísticas propostas pelos dois pandeiristas. |