Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Franco, Jéssica de Almeida Rocha [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/236853
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Resumo: |
O presente estudo traz resultados da reflexão sobre processos de transcrição braille de partituras ocidentais polifônicas do período Barroco para teclados. Busca problematizar quais escolhas um editor de musicografia braille poderá realizar durante o processo de transcrição de uma obra dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Novo Manual Internacional de Musicografia Braille. Tais escolhas partem do pressuposto de que a obra a ser transcrita apresenta exigências específicas em seus aspectos formais e discursivos. Trata-se de uma pesquisa de análise bibliográfica, a qual foi realizada em três etapas: análise dos modelos de transcrição apresentados pelo Novo Manual Internacional de Musicografia Braille; experiência em editoração de partituras em braille; análise e transcrição de peças polifônicas para teclados do período Barroco com vistas a explicitar como elas relacionam-se com o tipo de leitura que o músico cego realiza. As considerações finais pautam-se nos modelos de transcrição braille vigentes no Novo Manual Internacional de Musicografia Braille e na aplicabilidade dos mesmos segundo a forma musical e a apresentação da polifonia nas obras musicais a serem transcritas, buscando fornecer apontamentos acerca dos três modelos de transcrição de partitura braille, dentre os quais, a depender do gênero musical, um formato pode ser mais propício para o processo de leitura e compreensão da partitura pelo leitor cego. |