Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Cunha, Diogo Garcia |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/250601
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Resumo: |
Esta pesquisa é apresentada em formato multipaper contendo três manuscritos que são apresentados em ordem cronológica para responder à pergunta: “Quais aspectos educacionais surgem ao se conferir Produtos e Processos educacionais de uma startup educacional sob o prisma do Conhecimento Tecnológico Pedagógico e Conteúdo (TPACK)?”. Os Produtos Educacionais apresentados foram idealizados pelo autor e desenvolvidos em sua startup, a Digo®. O primeiro manuscrito apresenta a idealização e prototipação de um Produto Educacional denominado Microdigo, que utiliza a computação física para o ensino de programação e tecnologia. No segundo manuscrito é apresentado um Produto Educacional de software que utiliza uma plataforma de ambiente virtual para colaborar na comunicação e no processo de ensino aprendizagem de forma remota. Por último, o terceiro manuscrito apresenta o Processo Educacional constituído por quatro produtos educacionais reunidos sob o tema de horta tecnológica sustentável. Dessa forma, o autor utiliza do gênero literário de ensaio para analisar cada um dos manuscritos sob a ótica do framework TPACK. Logo, pode-se concluir que os Produtos Educacionais, ao analisar os seus principais aspectos sob o prisma do TPACK, possuem grande potencial para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, contudo, para que os recursos sejam efetivos consideram-se importantes quatro ações: desmistificar o termo “tecnologia”, definir uma agenda para as tecnologias, utilizar projetos temáticos para resolução de problemas reais e capacitar o corpo docente a utilizar os recursos tecnológicos. |