O locus horribilis e a tessitura gótica em contos de Alice Munro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Bazzoli, Oíse de Oliveira Mattos [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/250502
Resumo: A presente Tese de Doutorado propõe analisar a construção do chamado locus horribilis, ou espaço do medo, propondo a compreensão do modo pelo qual ele atua na geração do sentimento de horror nos contos da escritora canadense contemporânea Alice Munro, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2013. Seus contos, elaborados de forma renovada, são caracterizados pelos finais em aberto, contêm descrições realistas do sudoeste de Ontário e retratam cenas familiares que facilitam a introdução do estranho, do misterioso e do desconhecido. Os contos selecionados são “Vandals” em Open Secrets (1994), “The Love of a Good Woman” que pertence à obra de mesmo nome (1998), e “Child´s Play” presente em Too Much Happiness (2009). Será considerado aqui o locus horribilis como a junção da espacialidade, ambientação e atmosfera, criando um espaço de horror que gera desconforto às personagens e também ao leitor. Para o desenvolvimento deste estudo, apoiamo-nos nas teorias do espaço, do gótico, do medo, do horror e terror com o objetivo de realizar uma análise que aponte caminhos para a compreensão e apreensão de alguns dos recursos utilizados pela contista na estruturação do locus horribilis em suas narrativas.