Além do som: a prática da música na experiência de um grupo de surdos e ouvintes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Valenzuela, Sandra Daniela Mora [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/217918
Resumo: Na presente pesquisa foram compostas três peças: Miniatura 1, Miniatura 2 e Miniatura 3, que fizeram parte de nove oficinas virtuais, também desenvolvidas neste projeto, para grupos mistos de pessoas tanto ouvintes como surdas. Aponto dois eixos principais: afirmar que todas as pessoas, surdas ou ouvintes, têm a capacidade de se expressar musicalmente; e destacar a importância da aprendizagem de música feita por meio da prática da própria música. O texto está dividido em três partes. Na primeira parte, denominada O Contexto, falo sobre minha trajetória como artista e pesquisadora, abrindo um diálogo entre o que entendemos por música, som, musicalidade e movimento, relacionando estas questões com pesquisas que abordam temas similares no contexto da surdez. Desta forma, proponho pensar a prática musical como um lugar possível de ser percorrido por pessoas com capacidades auditivas múltiplas. Um lugar em comum. Na segunda parte, denominada A Prática, é feita uma descrição detalhada de todas as atividades realizadas durante as oficinas, bem como os materiais - tanto os solicitados para os participantes como os materiais de minha autoria como proponente dos encontros. Na terceira parte, denominada O Processo, descrevo a elaboração das atividades práticas, envolvendo definições tais como: a escolha do público, da plataforma, da quantidade de participantes, a duração das oficinas, as estratégias metodológicas, além das referências e inspirações que acompanharam a composição das peças e oficinas.