Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Souza, Allan Christian Domingues [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/182209
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Resumo: |
“A tríplice confluência histórico-técnica no conceito de micropolifonia de György Ligeti (1957-1967): a concepção de um estilema tecnomórfico híbrido” tem enquanto ponto de partida as discussões contidas em “Confluências histórico-técnicas no conceito de micropolifonia (1956-1966)” (SOUZA, 2014). Perante a confirmação da incidência de influência oriunda do modelo contrapontístico sobre a concepção do modelo micropolifônico (MARTÍN, 2001; HOLLOWAY, 2004; HALSEY, 2012; FERRAZ, 2010; CLENDINNING, 1989; GRIFFITHS, 1983; BERNARD, 1994; RODRIGUES, 2008; STEINITZ, 2003), ficou latente a hipótese de que o modelo contrapontístico pudesse ser mais um elemento fundamental a esta desta confluência. Desta maneira, a presente tese visa investigar se o modelo micropolifônico consiste em uma tríplice confluência entre os modelos serial, eletrônico e contrapontístico – de maneira que estes três modelos sejam caracterizados enquanto indissociáveis perante o conceito de micropolifonia. A metodologia baseia-se fundamentalmente na análise das obras concluídas durante a fase micropolifônica de Ligeti (1957-1967), orientada sob a ótica da tríplice confluência aqui posposta. A investigação da hipótese aqui levantada, assim como de suas implicações e, consequentemente, da maneira como teria se dado esta reação, constam como objetivos fundamentais à presente pesquisa. |