Os manuscritos de Vera Janacópulos em seu curso de interpretação para cantores – 1947: análise estética e contextualização histórica sob a ótica do ensino e da interpretação do canto: relações com a contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Lamosa, Rosana [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/191927
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi a organização e transcrição do Curso de Interpretação para Cantores ministrado por Vera Janacópulos, entre junho e setembro de 1947, na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro. O trabalho apresenta, inicialmente, a vida e carreira de Vera Janacópulos e em seguida, aponta uma proposta de organização e transcrição do material desse curso, finalizando com a respectiva análise de seu conteúdo. Foram referenciados autores atuais e coevos de Janacópulos, com o intuito de avaliar a pertinência do conteúdo das aulas e sua relevância para a atualidade da pedagogia do canto. A pesquisa revelou que os ensinamentos compartilhados nas aulas públicas ministradas em 1947 na Escola de Música, na grande maioria, continuam pertinentes e atuais e podem contribuir para ampliar o pensamento e a consciência do estudante de canto em formação. Foi possível entender, pela visão multidisciplinar desses ensinamentos, que o estudo de canto ultrapassa o conhecimento técnico da voz. A organização dos manuscritos, a tentativa de encontrar uma ordem e um encadeamento das ideias contidas nas anotações feitas por VJ, conduziram à avaliação e percepção do quanto esse processo de sistematização do pensamento pode beneficiar o estudo e ensino.