Apontamentos sobre música e ideologia a partir da reorientação crítica de Willy Corrêa de Oliveira na virada da década de 1980

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Cardoso, Vitor Ramirez Lopes [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/253457
Resumo: Na virada da década de 1970/80, o compositor brasileiro Willy Corrêa de Oliveira (figura referencial na música erudita contemporânea no país e músico em diálogo com setores análogos de outros campos artísticos) rompeu com seus parceiros e mentores e denunciou o comprometimento ideológico-classista destes, um processo que correu paralelo a seu engajamento junto às organizações de luta dos trabalhadores que à época se desenvolviam no Brasil, em especial no ABC paulista. Este trabalho visa documentar e discutir as motivações dessa denúncia principalmente a partir de sua premência ideológica, portanto, como resposta realizada desde o campo musical à ocultação que a classe dominante faz de seu domínio (GIRARDI, 2011). Dada a amplitude desse mascaramento, o caso de Willy é posto em perspectiva conjuntamente ao de outros personagens que também recusaram o estado de coisas, buscando se engajar na luta revolucionária da classe oprimida: o compositor Cornelius Cardew e o cineasta Jean-Luc Godard.