Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Matos, Thiago Ruiz da Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/204476
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Resumo: |
A pesquisa apresenta uma reflexão sobre práticas artísticas que envolvem articulação entre som, imagem e contexto, sendo relativos aos processos de formação histórica e conceitual, a partir da poética pessoal do artista Thiago R. (autor deste trabalho), e suas respectivas obras: Escutação-ação Espiral (2015), Audiotáteis (2014-2016), Signo: Som: Infinito: ________________ (2018), e Assento Pentafônico (2013-atualmente). Desse modo, pretende contribuir para a pesquisa da área, com ênfase nas práticas que operam entre os fenômenos espaciais/temporais no campo da criação artística híbrida (MCLUHAN, 2007) sob a perspectiva dos processos criativos com os meios eletrônicos (PLAZA; TAVARES, 1998), a relação entre autoria e recepção (PLAZA, 2000) conforme as interrelações sensoriais (VALENTE, 2008), e, formativas (PAREYSON, 1993) para a compleição das obras. Segue o movimento da pesquisa uma breve abordagem sobre a arte sonora e alguns dos seus agentes artísticos/institucionais precursores, correntes artísticas históricas influenciadoras e uma reflexão técnica e poética sucinta entre três autores e suas respectivas obras. Também é realizada uma descrição de obras vinculadas aos programas artísticos históricos dos anos de 1960 e 1970, e de algumas produções contemporâneas realizadas nos últimos 20 anos. |