Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Meneghetti, Diego Pontoglio [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/89380
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Resumo: |
Esta pesquisa é dedicada à relação entre proximidade e afastamento, provacada pelas imagens da mídia, por meio dos vínculos que tais superfícies produzem na mediação entre homem e mundo, e entre homem e a própria mídia. Com o objetivo de colaborar com a ampliação do estatuto epistemológico do jornalismo visual, este estudo considera que os sentidos produzidos pela informação visual são componentes importantes na construção discursiva das notícias. Por ser uma relação binária, polar e assimétrica, proximidade e afastamento atribuem à comunicação imagética cargas ora positivas, ora negativas, de acordo com sua configuração e contexto. A partir dessa dicotomia, serão analisadas diferentes formas de utilização das imagens no jornalismo brasileiro, especialmente nos suportes impressos e on-line, de acordo com estratégias discursivas que permitem aproximar ou afastar o observador da informação ou da própria midia. A construção teórica e conceitual do trabalho forma-se, principalmente, a partir dos estudos do teórico da mídia Harry Pross (sobre a teoria relacional dos signos e estrutura simbólica do poder), do filósofo Vilém Flusser (ao tratar sobre as formas de leitura das imagens), entre outros autores como Hans Belting, Dietmar Kamper e, do Brasil, Norval Baitello Junior, Malena Segura Contrera e Luciano Guimarães |