Estudo da usabilidade de software telemático em dispositivos móveis com interface háptica e acústica para deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Castadelli, Gilson Aparecido [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/149842
Resumo: Imaginar aplicativos para dispositivos móveis que contemplem simultaneamente requisitos de grandes áreas do conhecimento como Educação e Saúde, e tenham a Tecnologia Assistiva como elemento de integração que aponta caminhos para aderência a projetos voltados à Educação Especial, representam um grande desafio para a sociedade acadêmica interessada neste assunto. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o aplicativo WebSonora, sob aspectos da ergonomia e da usabilidade, que é executado em dispositivos móveis (celulares e tablets) e interage com a pessoa com deficiência visual pelo tato e por comandos de voz. O aplicativo foi projetado inicialmente para ser utilizado sob a plataforma Android e o acesso ao mesmo é feito por meio de comandos hápticos e sonoros que levam o usuário a interagir com três vertentes distintas: a) uma enciclopédia colaborativa que possibilita a pesquisa de termos e artigos desejados; b) uma rede de sites sonoros que possibilita a publicação e a pesquisa de conteúdo exclusivo administrado pelos usuários da aplicação; c) acesso à uma rede social que permite ao usuário a realização de postagens e recepção das mensagens por áudio. A pesquisa contou com a participação de dez pessoas cegas, sendo três pessoas com deficiência visual congênita e sete pessoas com deficiência visual adquirida. Para alcançar o objetivo proposto, foram realizados três estudos. O primeiro deles intitulado: "Análise de percurso de tarefas do aplicativo realizado pelas pessoas com deficiência visual baseado no método Think Aloud", levantou informações sobre as dificuldades encontradas pelos participantes com deficiência visual ao executarem as atividades de navegação propostas, sendo possível identificar as barreiras, obstáculos e ruídos existentes durante o uso do aplicativo. O estudo 02, intitulado: “Avaliação da usabilidade do aplicativo com base nos princípios de Nielsen”, procurou demonstrar o percentual de usabilidade encontrado no aplicativo após avaliação realizada pelos participantes com deficiência visual valendo-se dos critérios estabelecidos pelas dez heurísticas propostas por Nielsen. Por fim, o estudo 03, intitulado: "Opinião dos usuários quanto aos aspectos ergonômicos e de usabilidade do aplicativo", teve como objetivo identificar características relevantes para a melhoria de aspectos ergonômicos e de usabilidade do aplicativo utilizado na pesquisa a partir da realização de um Grupo Focal com os participantes. O aplicativo demonstrou atender as expectativas dos participantes da pesquisa perante o percentual global de usabilidade alcançado de 86,03% e os relatos obtidos em grupo focal apontaram para um parecer favorável quanto à satisfação de uso pelos usuários. Por fim, os resultados encontrados ajudaram a identificar os pontos fracos do aplicativo, fato este que trouxe subsídios para a realização de melhorias no aplicativo utilizado.