Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2007 |
Autor(a) principal: |
Bresciani, Alex Antonio [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/88802
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Resumo: |
Nas últimas décadas do século passado, uma série de inovações tecnológicas, sobretudo na área de informática (protocolos de comunicação, expansão das telecomunicações, a criação e estruturação da rede, entre outras), passaram a fazer cada vez mais parte de nossa vida cotidiana. Essa implantação veio acompanhada por um discurso que mostra essas inovações como característica de um mundo novo e cheio de possibilidades, um mundo em que as formas de relação conhecidas, sobretudo aquelas referentes à sociabilidade, desapareceriam e dariam lugar à novas formas. Nosso trabalho se focou em analisar em que medida as novas tecnologias, sobretudo a do ciberespaço, estão fazendo parte da vida das pessoas e, em que medida, esse processo de substituição realmente está ocorrendo. Para isso, além de vários estudos e debates sobre o tema, lançamos mão junto aos usuários de jogos em rede de um questionário visando a obtenção de dados sobre a forma como o entrevistado faz uso desses serviços e até que ponto podemos perceber se e quais tipos de alterações / substituições operam na sociabilidade virtual recentemente. Estudamos ainda nessa pesquisa, algumas formas de sociabilidade online, os jogos multiplayer em rede, bem como as formas de interação que este proporciona no ciberespaço e fora dele. |