Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Andrade, Márcia Campos [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/105590
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Resumo: |
Partindo da premissa de que o trabalho constitui-se, no transcurso da história da loucura, como um dos eixos norteadores das práticas de atenção e cuidado em Saúde Mental tenciona-se, através desta tese, discutir e produzir conhecimento sobre esse tema, assim como operar como intercessor no intercâmbio entre Saúde Mental e Economia Solidária em curso no Brasil. Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica sobre a relação entre loucura e trabalho no nascimento da Psiquiatria com o advento do tratamento moral; na Reforma Psiquiátrica Francesa tanto na Psiquiatria Social e de Setor quanto na Psicoterapia Institucional; na Reforma Psiquiátrica Italiana e sua Psiquiatria Democrática; na Reforma Psiquiátrica Brasileira e sua Atenção Psicossocial. Além disso, realizamos uma intercessão-pesquisa tendo como recurso metodológico o Dispositivo Intercessor em suas duas inscrições: como práxis de intercessão (DI) e como Meio de produção de conhecimento (DIMPC). A práxis de intercessão foi realizada em um Centro de Atenção Psicossocial I no município de Nova Esperança/PR. O campo de intercessão foi constituído por quatro sujeitos da experiência da loucura interessados em participar das oficinas de geração de trabalho e renda (OGTR) que definiram produzir, coletivamente, ganchos para lona de caminhão a serem comercializados no território fora do CAPS. Construindo, assim, uma práxis produtiva no âmbito do Arte em Oficina – um projeto em ação coletiva. Entretanto, o conhecimento produzido nessa tese não se refere ao campo de intercessão em si, mas sim à intercessão operada por mim como intercessora encarnada junto a este. Tendo em vista que o fazer-saber dos sujeitos da práxis produtiva pertence a eles mesmos, o que cabe ao intercessor-pesquisador é a tarefa de produzir conhecimento sobre sua própria... |