A presença melancólica em Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Zanasi, Alessandra Merola [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/210460
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a presença da melancolia como força mobilizadora do enredo no romance Perto Do Coração Selvagem de Clarice Lispector, partindo inicialmente de uma breve contextualização histórica da melancolia e em seguida definindo-se quais os principais autores serão usados como suporte teórico que estão citados abaixo. Pelo viés do cruzamento da literatura com a filosofia, a personagem principal, Joana, será apontada em uma análise mais detalhada na construção de sua subjetividade a partir de suas provocações a uma sociedade tradicional através da alteridade com outros personagens. Vale-se, então, da percepção da linguagem com seus paradoxos e suas quebras frasais em que a força da palavra dialetiza com a melancolia dando pistas de um olhar estético na propulsão do enredo melancólico. A seguir, utilizando-se do estudo da linguagem com o olhar específico nas figuras metafóricas e paradoxais far-se-á o levantamento da presença melancólica no romance Perto do Coração Selvagem. A partir desse levantamento, propõe-se uma análise teórico filosófica através dos textos de Walter Benjamin, Freud, Susana Kampff Lages, Jeana Laura da Cunha Santos, além de Yudith Rosenbaum, Gilberto Martins, Benedito Nunes e Olga de Sá fundamentais para o entendimento do mundo clariciano em que solidão, liberdade, felicidade e melancolia definem o tom da obra.