A estética do BijaRi: em busca da permanência

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Souza, Alita Mariah Amorim de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/86977
Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrar, por meio da análise semiótico-sistêmica de três projetos do BijaRi, que a arte pode apontar caminhos que levem à mudança de hábitos. São intervenções e instalações que visam a produção de ambientes e objetos estéticos, com o intuito de atingir o grande público nas metrópoles, sobretudo São Paulo, provocando estranhamento e o choque, a fim de lhes despertar um novo olhar, uma nova mentalidade, uma mudança de hábitos, capaz de garantir a permanência dos sistemas vivos, entre os quais, os seres humanos, considerados, à luz da Teoria Geral de Sistemas, os sistemas biopsicossociais mais complexos existentes no planeta. Os projetos analisados são Natureza Urbana, de que fazem parte quatro instalações, Oceano Invadido e LUXO. Com base em conceitos centrais da Teoria Geral de Sistemas e da Semiótica Peirceana, pretendemos fazer uma análise sistêmico-semiótica dos trabalhos do grupo paulista Bijari, relacionando tais obras com o conceito de permanência na Arte e as ciências normativas de Peirce (semiótica, ética e estética).