Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Dias, Fernanda de Freitas [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/95119
|
Resumo: |
Neste trabalho realiza-se um estudo do samba de bumbo na Cidade de Pirapora do Bom Jesus, Estado de São Paulo, que, desde um estudo realizado por Mário de Andrade, na década de 1930, hoje considerado clássico, vem sendo valorizado como expressão cultural popular singularmente paulista, típica mesmo. Partindo da análise sobre a sua história na cidade, procura-se apreender as principais re-significações pelas quais essa modalidade de samba vem passando dos dias atuai, bom como as funções simbólicas que encerra no contexto em que é produzido. Basca-se, sobretudo, aferir impiricamente, por meio da pesquisa de campo, quais são os significados que o samba assume enquanto representação de autenticidade, ligada atualmente a atividades de mercantilização da cultura, adquirindo predominantemente dimensão enquanto artigo turístico na cidade de Pirapora. |