Ambientes comunicacionais, vinculações e potências periféricas: um estudo sobre o Centro de Arte e Promoção Social.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Souza, Beatriz Carvalho de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/217149
Resumo: Este estudo propõe a análise do Centro de Arte e Promoção Social (CAPSartes) como ambiente comunicacional gerador de saberes, culturas e afetos. A pesquisa busca descrever e compreender de que forma o referido espaço atua como ambiente político e cultural e demonstrar de que maneira se desenvolve uma comunicação afetiva em esferas tridimensionais (FLUSSER, 2008) e suas respectivas readaptações nulodimensionais (FLUSSER, 2008) que ocorreram no contexto atual da pandemia do coronavírus. O aporte teórico desta dissertação de mestrado parte do conceito de ecologia da comunicação, proposto por Romano (2004), e se desdobra nos referenciais de Boris Cyrulnik (1997, 2007) acerca do conceito de pertencimento e do estabelecimento de vínculos (BAITELLO JUNIOR, 1997, 2014, 2017, 2018, 2019; CONTRERA, 2009, 2017a, 2017b; MENEZES, 2007, 2016; MORIN, 1975, 2020) nesse ambiente analisado. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa participante divide-se em três etapas: observação do ambiente comunicacional selecionado, narrativa e análise interpretativa dos dados coletados. O estudo se inicia com uma apresentação das teorias que embasaram o olhar da autora sob o fenômeno analisado e segue com uma contextualização histórica do espaço, para a melhor compreensão da origem dessas noções de pertencimento que surgem ao longo do texto. A partir da análise de alguns ambientes comunicacionais tridimensionais do Coletivo, com destaque para as Rodas de Construção do Conhecimento e o Selo Capsianos, percebe-se a interlocução do fenômeno com as noções pertencimento e vínculos. O capítulo que encerra a dissertação visa compreender os rearranjos afetivos do processo da comunicação nulodimensional, levantando aspectos sociais do território abordado e utilizando, como ferramenta de observação, os ambientes capsianos criados no contexto da pandemia, como o Podcast.