Reabilitação fisioterapêutica por meio de jogos digitais: uma abordagem baseada em lógica fuzzy, câmera de profundidade e dispositivos vestíveis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Remedio, Tiago Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/180646
Resumo: O presente trabalho visa a construção de uma ferramenta de auxílio para profissionais da fisioterapia, que promova por meio de tecnologias da computação, como a lógica Fuzzy, um tratamento personalizado, motivador e eficaz. Inicialmente fez-se uma verificação da literatura e trabalhos que relacionem reabilitação com tecnologia (incluindo ambientes virtuais imersivos e não imersivos), seguida de uma análise das necessidades da fisioterapia para, enfim, criar uma proposta de solução computacional. O problema encontrado consiste da necessidade de uma ferramenta motivadora (mantenha a assiduidade do paciente), que apresente dados da progressão do paciente e seja de fácil utilização (pelo paciente e fisioterapeuta). A solução computacional envolve câmera de profundidade e sensores vestíveis para obter dados corporais e, com análise de dados e utilização de métodos de inteligência artificial, consiga prover uma forma intuitiva, motivadora e eficiente para o tratamento fisioterapêutico. Resultados mostram a aplicabilidade da proposta em obter os valores biométricos, a criação de exercícios personalizados, os jogos motivacionais com dificuldade dinâmica por meio da lógica Fuzzy proposta e a visualização do progresso dos pacientes.