Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Morais, Luciane Pereira de [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/182438
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta curricular voltada para o desenvolvimento integral do estudante. O estudo de caso que aqui desenvolvido, descreve e analisa os processos de ensino-aprendizagem musical como fator de desenvolvimento integral humano, realizados no Colégio Marupiara, instituição educacional privada, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo, durante o período de 2002 a 2017. Definiu-se o conceito de desenvolvimento integral a partir da análise e convergência do “Relatório Delors” (1996), com foco nos quatro pilares educacionais (aprender a conhecer, fazer, conviver e ser) e da “Carta da Transdisciplinaridade” (1994), complementado pelo levantamento bibliográfico. Foram levantados artigos e trabalhos acadêmicos voltados para a música na educação básica, os quais traziam as palavras-chave desenvolvimento integral ou formação integral. Analisou-se os planejamentos, projetos, notas e relatos dos processos de ensino-aprendizagem musical que desenvolvi nesse colégio. Na análise desses procedimentos, trago a epistemologia musical do ensino musical do Colégio Marupiara e defino a incontestável fundamentação deste trabalho nas ações pedagógicas relatadas pelos compositores e educadores musicais, H. J. Koellreutter e Murray Schafer. Constatei, ao final da pesquisa, a relevância em construir o currículo de música desenvolvido no colégio, obedecendo princípios pedagógicos, respeitando o Projeto Pedagógico, para além da ideia de um ensino voltado exclusivamente ao aprendizado da linguagem musical, mas investindo no exercício da sensorialidade; da percepção sobre si, do mundo e do outro; da autonomia e da criticidade, demonstrando como e confirmando que os processos de ensino-aprendizagem musicais contribuem singularmente para o desenvolvimento integral humano. |