Bressonianos: comprovando a influência do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson sobre fotojornalistas brasileiros atuais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Vitor, Sara Lemes Perenti [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/89397
Resumo: A pesquisa busca comprovar a influência do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004), considerado como o mestre do fotojornalismo, sobre alguns fotojornalistas brasileiros atuais, mais especificamente sobre Flávio Damm (1928), Marcelo Buainain (1962) e Tuca Vieira (1974). O fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson vêm influenciando fotojornalistas do mundo todo há décadas, devido à sensibilidade e importância de suas fotos. A proposta do instante decisivo, defendida por ele, é uma busca constante, uma espreita, uma atenção, mas que se adéqua a cada época. Além dessa característica marcante em sua obra, outras facilmente destacadas são: o fato de sempre fotografar em preto-e-branco e de apurar com cuidado a composição e o arranjo dos elmentos plásticos que repercutem no personagem central, como se tudo estivesse sob o controle do olhar fotógrafo em uma busca pelas formas e organização da cena através de seu olhar geômetra. Observando assim as características dos fotógrafos citados e comprovando às observadas nas fotos de Cartier-Bresson, torna-se possível comprovar sua influência ainda atual sobre fotógrafos brasileiros. Inicialmente, é apresentada uma exposição das discussões acerca da realidade impressa na fotografia e essa busca no fotojornalismo. Ainda ligada a essa questão, introduz-se a teoria utilizada, pensando na fotografia através da Semiótica da Cultura, com focoa nos pesquisadores Vilém Flusser e Norval Baitello Jr., refletindo sobre as pesquisas acerca da imagem téorica, da manipulação da imagem, da crise da visibilidade e da fotografia em preto-e-branco, ligando essas propostas à metodologia utilizada para a análise das imagens. Para comprovar o objetivo da pesquisa, no caso a influência de Bresson sobre os fotojornalistas brasileiros selecionados, é utilizada...