Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Carvalho, Glauce Priscila Ribeiro de [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11449/252783
|
Resumo: |
A presente pesquisa investiga a voz e o silêncio no Teatro de Tadashi Suzuki através da análise da individualidade e materialidade da voz e do elemento cultural japonês MA 間, compreendendo este como espaço de conexão, possibilidade e ressonância. No eixo da pesquisa, o objeto de investigação é o Teatro de Tadashi Suzuki, que une o teatro tradicional japonês ao contemporâneo, tendo como enfoque a filosofia, o espaço teatral, o Método de treinamento para Atores e seus espetáculos, destacando o uso peculiar da materialidade da voz e todas as formas de pausa, duração, entre-espaço e silêncio representados pelo MA. A pesquisa conecta o pensamento de Adriana Cavarero, Mladen Dolar e Paul Zumthor sobre voz com o trabalho de Tadashi Suzuki e também as pesquisas sobre "MA" de Michiko Okano, Masakatsu Fujita e Yoshi Oida, revelando uma nova interpretação do silêncio/pausa/vazio como um espaço que abre caminho para a presença do outro, bem como uma nova conexão tanto física quanto abstrata. O estudo redefine a obra teatral, explorando os vazios e pausas como elementos que ampliam a perspectiva e a relação entre palco e plateia. |