As 5 Valsas-Choro do período 1955-1960, para violão solo, de Theodoro Nogueira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Yonamine, Neil Izuo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/214403
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a coleção 5 Valsas-Choro do compositor paulista Ascendino Theodoro Nogueira (1913-2002). Propomos que este estudo revele elementos característicos da obra do compositor, por meio de uma análise musical que integre discussões estético-históricas, contexto social e biográfico do compositor, e questões que envolvem o repertório e a maleabilidade de uso do violão nos âmbitos: erudito e popular. Espera-se que este trabalho colabore com a absorção desse repertório pelo meio acadêmico, com a intenção de fomentar a curiosidade por parte da comunidade violonística. Para tanto, a análise está centrada sob o prisma da análise motívica, e nossos principais interlocutores são: Arnold Schoenberg (1967) e Rudolph Reti (1978). Depois da análise de cada uma das 5 Valsas-Choro, um olhar sobre o conjunto almeja a compreensão global do ciclo, unificando as peças em uma unidade, com vistas a um realce da ideia de ciclo. Como aspectos importantes, que incidem sobre nosso olhar analítico, procuramos apresentar uma abordagem histórica que observe as principais influências entre os meios erudito e popular, com enfoque na compreensão do gênero valsa-choro.