Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Siqueira, Giuliano Tierno de [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/99042
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Resumo: |
Neste trabalho são analisados alguns aspectos que constituem a formação da escuta num coletivo de teatro que pretende construir espetáculos em processos colaborativos, cuja organização horizontal das funções envolvidas na criação é pressuposto desse modo de produção. O trabalho deu-se a partir do estudo de caso da coletividade MiniCia Teatro, grupo vinculado à Cooperativa Paulista de Teatro desde 2004 e que tem em seu histórico três espetáculos até o ano de 2009 (data essa que o pesquisador afastou-se do referido coletivo). O título dessa dissertação A Palavra Fora Cena, refere-se à potência formativa dos espaços para além da cena que suscitam diálogos profícuos entre os integrantes de um coletivo teatral. Para pensar alguns aspectos que formam a escuta de um grupo de teatro fez-se necessário discutir as relações de poder intrínsecas às palavras em jogo nos diálogos que perpassavam todas as negociações nesse coletivo. Daí a escolha por pensar as palavras língua, linguagem, experiência e processo colaborativo com vagar desde o capítulo 1, na tentativa de explicitar as acepções apresentadas no contexto dessa dissertação. A perspectiva de dispositivos de interdição da fala, para manter a ordem do discurso, foi posta para que pudéssemos entender em contrapartida quais dispositivos operam como ameaças aos discursos condicionados - cuja função é controlar ouvintes e falantes, mantendo-os numa ordem aceitável de sentidos das palavras ditas – para o favorecimento da formação de uma escuta colaborativa. Propusemo-nos a pensar o que efetivamente aproxima os sujeitos em processo colaborativo teatral e a horizontalidade como modo de produção igualitária entre as potências criativas do trabalho. O foco investigativo é a escuta e a sua formação contínua como condição precípua para todos aqueles... |