Sociologia no ensino médio sob as lentes do cinema: reflexões acerca da apropriação pedagógica de filmes nos livros didáticos adotados pela diretoria regional de ensino de São José do Rio Preto/SP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Violin, Fernando Augusto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/181839
Resumo: Como é proposto a construção do conhecimento com base no cinema na escola, mais especificamente no ensino de Sociologia envolvendo o Ensino Médio? Tal pergunta levou a constatar que os livros didáticos cumprem, em boa medida, esse papel. Isto porque, pode-se verificar nos diversos títulos adotados pela rede pública paulista a indicação de filmes. Tentando encontrar respostas à questão, busca-se como objetivo dessa pesquisa compreender a apropriação pedagógica do cinema registrada nos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio disponibilizados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e adotados pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, mais especificamente na Diretoria Regional de Ensino de São José do Rio Preto/SP. Para tanto, promove-se a identificação, seleção e análise das sugestões de filmes contidas em três livros didáticos: “Sociologia”, “Sociologia Hoje” e “Sociologia em Movimento”. Na análise, é proposta a metodologia a partir da relação entre ensino e cinema que compreende a apropriação pedagógica dos filmes nos livros didáticos. O exercício reflexivo adotado emprega cinco temas de investigação: gênero, duração, ano, nacionalidade e nexos epistemológicos. A pesquisa foi desenvolvida na UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto, apresenta abordagem qualitativa, natureza aplicada e busca conciliar exploração, descrição e explicação, valendo-se de investigações bibliográficas e documentais de primeira mão. O referencial teórico dessa pesquisa envolve contribuições de autores que problematizam o ensino de Sociologia no Brasil, no caso de Meksenas, Fernandes, Silva e Vargas. Autores que se dedicam às reflexões sobre cinema, história e linguagem cinematográfica, caso de Consuelo, Mesquita, Xavier, e aqueles que procuram estudar o cinema e sua relação com a produção do conhecimento e o ensino, como Kellner, Cabrera, Duarte, Fusari, Napolitano e Canclini. Além disso, contamos com estudiosos do livro didático, caso de Choppin, Filgueiras, Lajolo, Munakata e Meucci. Entende-se que na contemporaneidade estamos diante de cultura constituída pela ação de diferentes mídias. Pesa neste conjunto o cinema, cujas imagens, sons e espetáculos ajudam a tecer os significados da vida cotidiana através de imagens, tornando-se fundamental promover a formação crítica para uso das mídias. Nesse sentido, a escola é pensada como espaço especial de formação e o cinema, pensado para além do entretenimento, como capaz de favorecer a construção do conhecimento, atentando-se para o processo de formação estética e audiovisual que o cerca. Assim, propõe-se o desenvolvimento da pedagogia do cinema, observando diversas práticas educativas que tomam os filmes com base nos livros didáticos. Conclui-se que a forte presença dos filmes nos livros selecionados é interessante e expressa a importância dessa linguagem nos processos formativos. Contudo, entende-se também que a apropriação pedagógica dos filmes nos livros selecionados apresenta certa limitação e carece de atenção maior, no que se refere a promoção da apropriação da linguagem fílmica em sala de aula. Considera-se que a relação entre ensino e cinema merece trato mais aprofundado na construção dos livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio e a observação dos temas investigados (gênero, duração, ano, nacionalidade e nexos epistemológicos) contribui para esse intento.