Luciano De Crescenzo e o narrador plural em Nessuno: da ficção ao ensaio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Bellissimo, Giácomo Enzo Cinquarole
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/217611
Resumo: A presente pesquisa debruçou-se sobre a manifestação da instância narrativa em Nessuno: l’Odissea raccontata ai lettori d’oggi, do escritor napolitano Luciano De Crescenzo (1997), que se compele, como diz o subtítulo da obra, a recontar A odisseia, epopeia de Homero, adaptando-a aos leitores de hoje. Diante da peculiar atividade desta instância narrativa, a qual sugere uma inseparabilidade entre escritor e narrador, figuração corroborada pelos relatos autobiográficos, autorreferência e interpelação do leitor feita pelo narrador, além também da forma que, ao mesmo tempo sugere uma obra ressignificada aos “leitores de hoje” e uma narrativa mediada pelo comentário como pode ocorrer nos gêneros ensaio e crônica, buscou-se verificar de que maneira a instância do narrador estaria atrelada à do escritor na obra, tendo portanto que considerar as características discursivas na narrativa com base nos estudos de Maingueneau (1996 e 2020), Ducrot (1987) e Genette (1976) para entender a manifestação desta instância e em que ponto ela influencia no gênero narrativa e enquadra a obra como Literatura ou como ensaio, por conta da construção imbricada de comentários e informações alheias ao texto-fonte que procuram conduzir o leitor pela obra homérica, estabelecendo um diálogo com a cultura grega por intermédio da Literatura. Assim, analisou-se a obra córpus com a finalidade de responder a quatro perguntas de pesquisa: Como se manifesta a instância narrativa em Nessuno? Qual é o gênero dessa obra decrescenziana? Há separação entre as figuras do escritor, do autor e do narrador na obra estudada? Podemos entender o narrador de Nessuno como um “narrador plural”?