Entre ouvires: a paisagem sonora da Igreja Batista em Jardim Utinga em foco

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Miguel, Fábio [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/95110
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivos principais diagnosticar o ambiente sonoro da Igreja Batista em Jardim Utinga e compreender de que maneira os membros se relacionam com este espaço acústico. Para isso, revisa-se a literatura da área de som ambiental Ecologia Acústica em interface com a Educação Ambiental, para entendimento das diferentes dimensões: sociais, culturais e econômicas presentes no estudo do ambiente sonoro e na relação da comunidade com ele. A partir dessa revisão foi possível estabelecer os sons que caracterizam a paisagem sonora da Igreja e verificar se a comunidade se sente afetada por eles, ou não. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e reflexivo que, além de se basear em diversos autores selecionados, fundamenta-se no Pensamento Sistêmico, segundo o define FRITZJOF CAPRA (2004). A Metodologia utilizada é diferenciada para cada segmento da investigação, amparando-se na definição de método dada por RICHARDSON (1999). Para levantamento dos dados, no segundo capítulo, é utilizada a técnica de observação não-particpante; no terceiro capítulo, emprega-se a técnica de observação participante; e no último capítulo, a técnica de seminário, definida por THIOLLENT (2002). Da observação e análise do espaço sonoro da Igreja, pelo pesquisador e pela comunidade, e o conseqüente levantamento das características dessa paisagem sonora e seus problemas, surgiu a necessidade da realização de um seminário, no qual as questões foram discutidas e soluções apontadas, pela comunidade presente. A partir dos resultados obtidos desenvolveu-se uma reflexão, baseada nos quatro princípios de SCHAFER para os caminhos de um projeto acústico, a saber: respeito pelo ouvido e pela voz; consciência do simbolismo sonoro; conhecimento dos ritmos e tempos da paisagem sonora natural; compreensão do mecanismo de equilíbrio pelo qual uma paisagem sonora...