A performance musical da pessoa com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Tudissaki, Shirlei Escobar [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/181303
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar os processos educacionais, biológicos e cognitivos presentes na performance de músicos com deficiência visual, a fim de compreender como tais processos se desenvolvem e quais fatores externos podem afetá-los. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa/quantitativa, utilizando a entrevista semiestruturada e o questionário como técnicas para coleta de dados. A revisão de literatura concentrou-se em textos relacionados à Música, Educação, Cognição Musical e Medicina. As entrevistas foram realizadas com músicos performers com deficiência visual: Hermeto Pascoal, Jorge Gonçalves, Marcelo Bratke e Vilson Zattera. A entrevista concedida pelo músico e pesquisador Favio Shifres serviu de referencial teórico para a investigação. Foram aplicados três tipos de questionários: (a) para alunos de performance musical que apresentam deficiência visual; (b) para professores de performance musical que atuam ou atuaram com alunos com deficiência visual; (c) para pessoas com deficiência visual desistentes de cursos de performance musical. Para tabulação dos dados coletados com os questionários, foi utilizada a ferramenta de questionários Survey Monkey. Para avaliar os dados coletados nas entrevistas e questionários, foi utilizada a análise de conteúdo, de acordo com os critérios estabelecidos por Laurence Bardin (2016). De modo auxiliar a organização deste material coletado, foi utilizado o software NVivo. A partir da análise de conteúdo, foi possível identificar uma série de categorias mencionadas pelos entrevistados e questionados: (1) Apoio durante a fase escolar; (2) Musicografia braille e partituras ampliadas; (2.1) Softwares aplicados na edição e transcrição de partituras em braille; (2.2) Transcrição de partituras em braille para performers cegos; (3) A influência do professor de performance musical; (4) Técnicas performáticas; (4.1) Técnica instrumental e de canto; (4.2) Postura; (4.3) Memória musical; (4.4) Criatividade e improvisação musical; (4.5) Tocar de ouvido. Conclui-se que o desenvolvimento da performance musical da pessoa com deficiência visual envolve uma série de questões, como a necessidade do apoio da família e professores durante a fase escolar, fortalecendo a autoestima destes indivíduos, de modo que consigam superar as dificuldades impostas pela deficiência para alcançarem o nível de excelência musical. Nota-se ainda que a utilização da musicografia braille e partituras ampliadas não é consenso, embora a maioria dos entrevistados e questionados apontem utilizar estas ferramentas, de forma a garantir a autonomia necessária para sua profissionalização. Para tanto, destaca-se a importância do professor de performance musical, que deve ser capaz de auxiliar o aluno frente à suas necessidades técnicas e musicais, a fim de que este consiga executar o instrumento com alto nível performático. Neste sentido, a memória musical surge como uma das habilidades a serem trabalhadas por estes performers e, de maneira contrária ao que popularmente se acredita, o músico com deficiência visual não apresenta uma memória mais apurada do que aquele que enxerga, necessitando de treino para seu desenvolvimento, assim como as demais habilidades musicais. A pesquisa apresenta seis capítulos que apontam as questões relacionadas ao desenvolvimento da performance musical da pessoa com deficiência visual.