Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Machado, Bruna Andrade |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11449/255794
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Resumo: |
A qualidade dos engenheiros recém-formados no Brasil é discutida há anos, concluindo-se que existem lacunas entre o que se aprende nos cursos e o que o mercado de trabalho espera. Analisando o atual cenário, o Ministério de Educação (MEC) homologou, em 2019, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que enfatizam o desenvolvimento de competências e o uso de metodologias ativas, as quais visam tornar o aluno o protagonista de sua formação. Uma das possíveis metodologias a serem adotadas é a Game-based learning (GBL), a qual se apoia no uso de jogos com fins educacionais para unir teoria e prática e, a partir de simulações, apresentar e fixar conceitos de forma lúdica e descontraída, implicando maior engajamento e interesse dos alunos. Ocorre que a falta de conhecimento e a dificuldade de acesso aos jogos ainda são barreiras para a implementação dessa metodologia. Como forma de estimular a promoção de seu uso, essa pesquisa propõe o desenvolvimento de um método de construção de banco de dados para identificação e seleção de jogos em função de determinadas características de interesse do docente. Para tanto, o presente trabalho fez uso da Design Science Research para identificar tal lacuna, justificar a pesquisa, construir e validar a metodologia proposta. Como resultados, têm-se: o desenvolvimento de um padrão de metadados voltado aos jogos educacionais (SGM – Serious Game Metadata) composto por 16 elementos, a definição de vocabulários controlados, a identificação e catalogação de jogos educacionais voltados para a Engenharia de Produção, o desenvolvimento, disponibilização e avaliação de um banco de dados online, bem como a sistematização de um modelo e construção de banco de dados para jogos educacionais |