Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2007 |
Autor(a) principal: |
Kerber, Juliano Brito [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/99876
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Resumo: |
Essa pesquisa é uma proposta de reflexão sobre a obra para piano solo do compositor paulista Nilson Lombardi. Em termos gerais, atenta para as principais tipificações de sua escrita musical, especialmente o caráter miniatural. Para tanto, estrutura-se em três partes: O compositor e a obra é um estudo que realiza um delineamento biográfico do compositor, percorrendo diferentes períodos da formação e reconhecendo eventos que atuaram no seu desenvolvimento artístico. Intenciona disponibilizar o contexto histórico-estético de sua produção; A miniatura musical, conceito e histórico busca a designação (e conceitualização) de termo miniatura na historiografia da música ocidental, localizando-o especialmente no período romântico - onde demonstra firmar-se enquanto gênero musical definido; A miniatura em Nilson Lombardi é a parte do estudo que verifica os recursos composicionais empregados na elaboração dessas obras. Desenvolve uma metodologia de análise que considera os conceitos levantados na seção anterior do trabalho e, concomitantemente com as premissas descritas pelo autor, realiza uma investigação que configura o termo miniatura na obra para piano do compositor. |