Jogo e educação: resgate do paradigma socrático

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Avanço, Leonardo Dias
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/154054
Resumo: O jogo não se reduz necessariamente a mero jogo. O objetivo desta tese é direcionar a atenção para certas possibilidades formativas do jogo que atualmente não têm sido devida e suficientemente levadas em consideração em contextos acadêmicos e profissionais. Trata-se mais especificamente de pôr em evidência, a partir sobretudo da análise do objeto central desta investigação, certo potencial cultural da ludicidade. O objeto de investigação desta tese é o modelo socrático de relação entre jogo e educação. Seu delineamento ocorre a partir de uma necessária imersão que a fundamentação epistemológica e antropológica desta tese promove no sentido de conhecer específicos e essenciais traços socioculturais do antigo mundo helênico. Nesse sentido, reconhece-se a existência de um problema no tempo presente, faz-se um retorno ao passado grego e projeta-se soluções para o futuro. Esse movimento implica um mapeamento inicial de concepções e modelos de aplicações de jogos em circunstâncias educacionais e/ou de aprendizagem no atual contexto histórico. Feito isso, parte-se para a referida fundamentação, buscando-se, por um lado, ampliar a compreensão da potencialidade do impulso e do elemento lúdicos e, por outro lado, realizar uma adequada preparação da análise mais detida do objeto de investigação. Nesse contexto da tese, já se enseja a abordagem de um fenômeno que é examinado com maior profundidade em capítulo próprio, a saber: o jogo de enigma. A compreensão do caráter de tal fenômeno tem uma importância capital para esta pesquisa à medida que o exame revela os nexos genéticos que, em intrínseca relação a ele, culminam no veículo da ação filosófica e educacional de Sócrates, isto é, a sua dialética. Após uma distinção do jogo dialético em relação a outras formas de manifestação ludo-espiritual da Grécia Clássica, passa-se então a um exame mais focado na figura de Sócrates, inicialmente em sua função mais própria de filósofo-educador e, posteriormente, nos elementos que compõem o enigma que a sua ação suscita, isto é, no código do enigma socrático da alma. Dessa análise, emerge o conceito de jogo antitético da dialética socrática, que exprime o procedimento anímico paradigmático de Sócrates - visto sobretudo à luz de diálogos socráticos de Platão – no sentido de atingir a ciência dos Valores. A compreensão global do processo de decodificação do jogo socrático do enigma da alma implica não apenas na formação de disposições estéticas, éticas e intelectuais de acentuada importância educacional, como também viabiliza uma percepção mais clara acerca de funções da ludicidade que possuem um elevado potencial cultural.