Escuta das vocalidades em cena: preparação e criação vocal em montagens de espetáculos teatrais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Santiago, Frederico Cunha [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Voz
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/250849
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a escuta das vocalidades em cena durante o processo de preparação e criação vocal para montagens de espetáculos de teatro, trazendo análises e reflexões fundamentadas em minha trajetória como artista pesquisador. A partir de anotações desses processos criativos feitas em cadernos-diários e da escuta-memória das vozes de atores e atrizes, as práticas vocais foram analisadas, organizadas e atualizadas, pautando-se conceitos sobre voz, linguagem, escuta, vocalidade e preparação vocal. O estudo desses aspectos voltados ao teatro trouxe o reconhecimento de que as vocalidades são relacionais, por um querer se comunicar, escutar e ser acolhido pelo outro em cena; que voz, no campo da relação, da criação e da elaboração artística em conjunto com o outro, pode ser efetuada como linguagem artística para além da sua restrita função representativa com palavras, e que a iniciativa de preparação vocal, nesse contexto de exploração, desenvolvimento e prática, pode se desdobrar em múltiplas funções, gerando pesquisa e criações vocais, criação de novas formas vocais e, consequentemente, exigindo um acabamento na organização desses materiais numa cocriação com os atores alinhada com a direção e com a concepção do espetáculo de teatro.