Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Mattos, Wladimir Farto Contesini de [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/88142
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Resumo: |
A principal questão abordada neste trabalho é o tratamento das tensões acentuais entre os acentos decorrentes da periodicidade métrica musical e os acentos rítmicos-prosódicos detectados na justaposição dos componentes melódicos verbal e musical da canção. Em nossa hipótese, uma vez identificadas, estas tensões poderliam ser atenuadas ou intensificadas na performance do canto, através do estabelecimento de linhas de interpretação. Para isso, propomos uma série de procedimentos analíticos referenciados por modelos teóricos-aplicativos da lingüística (especialmente a fonogolia prosódica de Nespor e Vogel, 1986) e o modelo de análise prosódica musical de Duarte, 1999. Como objetivo de aplicação, selecionamos as célebres canções de câmara de Cláudio Santoro e Vinícius de Moraes, nas quais o tratamento de tensões rítmico-prosódicas se apresenta como um importante aspecto a ser considerado pelos intérpretes. Através da análise destas canções, verificamos a eficiência aplicativa dos procedimentos propostos. Além da prática interpretativa, este trabalho também visa contribuir com outras áreas de interesse da música, sobretudo a composição e a pedagogia do canto. Em todas essas áreas, ressaltamos a sua utilidade como ferramenta autônoma e/ou integrada a outros modelos analíticos. |