Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Mendes, Maria Clarissa Spindola [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/235547
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Resumo: |
A dissertação Poéticas da nuvem: pintura, paisagem e modos de ver na opacidade tem como objetivo principal explorar processos e procedimentos da arte contemporânea. Busca investigar, a partir da produção plástica, as relações entre a pintura e as questões que envolvem a opacidade e a transparência dos fenômenos. A partir do texto Dentro do nevoeiro, de Guilherme Wisnik, observa como as imagens instáveis e mutantes da nebulosidade se tornaram marcantes na contemporaneidade, questionando a ideia de clareza e visibilidade total e evocando outras formas de ver o mundo. Com as ferramentas da pintura, assim como do estudo de obras de artistas e teóricos da arte, a pesquisa tem como referência central o desenvolvimento teórico de Hubert Damisch em Théorie du /nuage/ (Teoria da /nuvem/), em que a imagem da nuvem é analisada enquanto elemento que tanto contradiz e esconde quanto salvaguarda as lógicas visuais da perspectiva linear, desdobrando-se em múltiplos aspectos visuais ao longo dos últimos séculos. O trabalho plástico segue no aprofundamento dessas questões, considerando o fazer artístico como ato de reflexão e posicionamento frente aos fenômenos, e busca oferecer um conjunto de imagens que possa contribuir para o debate acadêmico e para as práticas artísticas na atualidade. |