Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Briguente, Daniele |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/243412
|
Resumo: |
A presente pesquisa trata da formação do Bacharel em Canto, com ênfase na performance da canção de câmara. A tese que se defende é a de que o processo de formação do cantor, para atuar em canções de câmara, requer a inserção de conteúdos que atendam a característica interdisciplinar desse repertório. A metodologia consiste em revisão de literatura sobre 1) conceito de interdisciplinaridade na performance musical e particularmente na vocal, 2) levantamento e análise das matrizes curriculares dos cursos de Bacharelado com habilitação em Canto das Universidades Federais e Estaduais brasileiras, 3) revisão de literatura dos aspectos essenciais da canção de câmara, com ênfase em três deles: I) a unidade texto/música; II) a elaboração da persona de cada canção e III) os aspectos interpretativos da canção de câmara, e 4) a proposição de conteúdos que possibilitem as práticas interdisciplinares durante a formação do cantor. O trabalho está organizado em quatro capítulos correspondentes às etapas da metodologia. |