Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Fernandes, Isabela Cristina |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11449/253418
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Resumo: |
A presente dissertação se dedica a promover um estudo crítico do primeiro livro de poemas de Elizabeth Bishop, North & South (1946), a partir da manifestação da categoria estética do sublime e da linguagem reticente que caracteriza a poética bishopiana, a qual já foi destacada nos trabalhos de Octávio Paz (1982), Adrienne Rich (1993), Sílvia Maria Guerra Anastácio (1999), Silviano Santiago (2000) e Fernanda Dusse (2016). . North & South não foi escolhido apenas por se tratar da obra inaugural de Elizabeth Bishop na poesia modernista americana, mas também por delinear os principais traços do que, posteriormente, iria configurar a .maturidade do projeto estético da poeta, podendo-se mencionar a autoconsciência poética e a representação da experiência a partir de impressões fragmentárias. Além disso, é importante ressaltar que parte considerável da fortuna crítica de Elizabeth Bishop no Brasil, que se debruçou sobre North & South e outras produções da autora, já explorou com frequência alguns dos temas reincidentes na poesia bishopiana, a saber: a viagem e suas implicações e, também,as impressões enunciadas pelo sujeito queer (SILVA, 2013) diante dos desafios de se estar em um mundo que nem sempre é capaz de incluir e representar a diversidade. Sem negar a contribuição dos estudos realizados anteriormente, esta pesquisa debruça-se sobre o elemento sublime que perpassa esses temas que ocuparam a crítica especializada, sem, contudo, receber consideração mais detida por parte desta. Assim, propõe-se uma análise dos poemas “The map”, “The imaginary iceberg”, “The fish” e “The Unbeliever” que visa demonstrar o desdobramento da estética do sublime na poesia moderna de Elizabeth Bishop a partir de um dos motivos primários de sua poética: o oceano (HAMMER, 2007). Por meio deste motivo, analisado à luz da teoria do sublime e cuja reticência se apresenta como espécie de ramificação, é possível evidenciar que as ideias de transitividade, mapeamento e flexibilização de fronteiras, bem como os processos de metamorfose e resistência que aparecem nos poemas analisados, não estão diretamente relacionados à temática da viagem em virtude desta aparecer na referida obra não como causa, mas como efeito do projeto estético da poeta. Este, por sua vez, está associado ao conceito de readjustment (reajuste), formulado por T.S Eliot (1919) no ensaio “Tradição e talento individual”. A partir deste conceito, Elizabeth Bishop buscou incorporar em sua poesia o fluxo da mudança, a organização aberta e provisória de um mundo constantemente sujeito a reajustes (sobretudo o mundo da criação artística) e, por isso mesmo, indeterminado e representado pela instabilidade atribuída ao oceano e ao seu entorno. |