Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Barros Filho, Eduardo Amando de [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/93375
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Resumo: |
O presente trabalho tem como objetivo central analisar historicamente as discussões e iniciativas envolvidas na constituição de modelos de TV cultural-educativa e/ou pública no Brasil durante o período de 1960 a 1974, tendo como eixo norteador o estudo histórico das relações que tornaram possível a TV Cultura, canal 2, de São Paulo, quer em sua fase como emissora privada, quer como tevê pública. Dessa forma, esta pesquisa de mestrado tem como intento trazer a lume dados e análises que permitam comprovar a hipótese de que as definições e as iniciativas, tanto da ordem privada como governamental, voltadas para a TV como serviço público e veículo cultural-educativo se mostram limitadas e frágeis. Limitadas em razão delas se restringirem inicialmente ao âmbito dos agentes atuantes no campo da comunicação social, portanto, sem amplitude social, e posteriormente serem encapadas pelo Estado brasileiro em momento de acentuado autoritarismo. Frágil por que não permitiram instrumentos e mecanismos para engendrar uma diretriz de programação consistente à televisão educativa que lhe possibilitasse, ao mesmo tempo, significativa aderência da audiência e graus considerados de autonomia na sua condução. Nesta direção, esta pesquisa analisa a formação e o desenvolvimento do campo televisivo brasileiro e as visões e interesses da imprensa impressa sobre este, mais especificamente dos periódicos O Estado de S. Paulo, Diário de São Paulo e O Cruzeiro. Pontua o debate e as iniciativas voltadas para a elaboração de representações e práticas ocupadas com o modelo de televisão cultural-educativa e/ou pública durante o período de 1960 a 1974, advindas de instituições, movimentos e grupos do campo político, social... |