Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Favoreto, Fabiana Pedroni [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/250558
|
Resumo: |
No centro desta tese estão livros ilustrados e livros infantis, a experiência da leitura e as formas como esses objetos realizam a mediação entre o mundo e quem o percebe. Para aconchegar esse centro nervoso da pesquisa, abraço (e aceito) a mistura entre vários tipos de escrita: a acadêmica, mais formal e objetiva, por vezes fria e truncada; a poética, desprendida e semanticamente aberta; a autoficção, com todas as tensões entre fatos, memórias, imaginação e desejos; e as imagens, com sua natureza simultaneamente íntima e conflitante com a investigação das palavras. Esse abraço de múltiplas formas de escrita apresenta-se como um conjunto de ensaios desprovido de hierarquia e linearidade. É possível acessar essa tese a partir de qualquer capítulo. Há quatro ensaios principais. Em cada um deles, desenvolvem-se análises, descrições, relatos e construções poéticas sobre livros (ilustrados, infantis, de artista) e outras obras relacionadas a eles. Contrários à ideia de afastamento para análise, esses ensaios giram em torno da minha experiência como leitora, escritora, artista e pessoa comprometida com a manutenção do encantamento do mundo. Tal conceito, que atravessa essas páginas, por letras ou imagens, considera que as primeiras décadas do século XXI sofrem com o desencantamento do mundo. Algo inevitável, dada a hegemonia dos pressupostos neoliberais e do capitalismo tardio para a percepção e interpretação da realidade, em quase todas as instâncias e fases de nossas vidas. Frente a essa conjuntura, o objetivo desta pesquisa se revela como o debate e a melhor compreensão das possibilidades de o livro ilustrado mediar o processo de encantamento do mundo. Tal objetivo contém processos que lhe são necessários: (i) exercitar e alargar os conceitos de livro ilustrado, livro-imagem e ilustração; (ii) tensionar a materialidade do livro ilustrado com o campo artístico; (iii) investigar a experiência de habitar a arquitetura do livro; (iv) investigar o livro ilustrado como mediador de um mundo encantado. Assim, de início, este trabalho se dedica aos livros para a infância. Aos poucos, os objetos de análise perdem o adjetivo “infantil”, mas permanecem na construção de uma poética singular. Ora em diálogo com a infância, ora em relação mais estreita com o mundo institucionalizado das Artes. Condizente com tais ideias, compreendo este trabalho como uma casa-tese e a organizo a partir de um mapa poético. Cada um dos quatro cômodos-ensaios da casa-tese possui uma palavra-chave, um chão que sustenta os pensamentos. Você pode partir do Chão da Memória, que apresenta livros que lidam com o encantamento através das paredes da memória. Pode partir do Chão do Corpo, que apresenta a materialidade do livro como elemento central para despertar relações mais íntimas de leitura. Há o Chão do Mundo Sensível, que estende as relações corporais para a ambientação e faz brotar cantos. E há o Chão de Construção, onde a poesia brota das brechas. Ali, o habitar é discutido dentro de uma ação construtiva. A reconexão ao passado, a percepção de si, o pertencimento ao mundo ou o desdobramento, mediados pelos livros ilustrados, são caminhos potentes para encantar ou reencantar. |