Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Torquato, Nilton Maurício Martins |
Orientador(a): |
Santos, Rodrigo Otávio dos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.uninter.com/handle/1/121
|
Resumo: |
A pesquisa trata do uso de um videogame, o Minecraft, como um dispositivo capaz de ser usado pedagogicamente na matéria de História nos anos finais do Ensino Fundamental. Como a pesquisa se originou na prática docente do educador ela buscou responder a dilemas práticos, comuns a professores que desejem incluir jogos em seu ambiente educacional. A revisão bibliográfica foi uma das primeiras ações deste pesquisador, buscando fornecer fundamentação teórica necessária para a prática junto aos alunos. De posse desta pesquisa formulou-se uma proposta de intervenção pedagógica nas turmas de sexto ano de uma escola particular da cidade de Curitiba. Os alunos foram desafiados a construir maquetes virtuais com o uso de Minecraft e, posteriormente, filmar a fim de apresentar à turma. Oito trabalhos acabaram sendo selecionados, por estarem adequados às normas da Plataforma Brasil. Estas filmagens foram transcritas e seu conteúdo analisado comparativamente com o conteúdo contemplado na matéria que estava sendo ministrada aos alunos, o Crescente Fértil. A fim de facilitar a análise da construção produzida pelos estudantes foram construídas três categorias que permitem um olhar diferenciado sobre as mesmas, explorando seu potencial educacional. O trabalho indicou a possibilidade real da utilização pedagógica deste videogame, desde que o educador busque sempre explicitar os objetivos educacionais de sua aplicação. |