Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Pessi, Ingrid Gayer |
Orientador(a): |
Mattar Neto, João Augusto |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.uninter.com/handle/1/327
|
Resumo: |
Tendo em vista a necessidade de os professores aproximarem-se das novas tecnologias e tornarem suas aulas mais atrativas, a gamificação apresenta-se como uma estratégia de ensino e uma experiência motivadora por meio da aprendizagem significativa. Nesse contexto, este trabalho tem como objeto a gamificação de uma disciplina de um curso de graduação em Pedagogia. Tem como objetivo geral analisar a utilização da gamificação e de jogos como estratégia de ensino com alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivos específicos: compreender a utilização da gamificação no processo de ensino-aprendizagem; investigar teórica e empiricamente como a disciplina de Recreação e Jogos pode ser gamificada a fim de promover diferentes práticas docentes; averiguar o nível de conhecimento sobre games e gamificação bem como sua aplicação na prática pedagógica do aluno em formação docente; e identificar os possíveis desafios enfrentados pelo aluno em formação docente no uso de novas tecnologias educacionais e utilização de games. O problema que orienta a pesquisa é: como a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos podem contribuir para a aprendizagem do futuro pedagogo? Para isso, a pesquisa apresenta uma metodologia de caráter qualitativo, balizada na abordagem de estudo de caso e pesquisa-ação. Assim, optou-se como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos sujeitos-participantes da pesquisa e as observações realizadas no decorrer do processo pela pesquisadora. Fundamentam esta pesquisa os seguintes teóricos: Gee (2009), Prensky (2012), Kapp (2012), Lévy (1999), Nóvoa (1999), Huizinga (2014), Fardo (2013) e Alves (2015). Esses autores contribuirão para a análise e a interpretação dos dados coletados de acordo com Bardin (2009) para a apresentação dos resultados. As hipóteses levantadas foram: a utilização da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos na formação docente auxilia os professores na atualização e na implementação de diferentes práticas pedagógicas, bem como pode aumentar o interesse dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia na disciplina de Recreação e Jogos. |