Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Halada, Renata Castanheira
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Orientador(a): |
Novaes, Adelina Oliveira
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Cidade de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
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Departamento: |
Pós-Graduação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/893
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Resumo: |
A presente pesquisa buscou obter elementos acerca do processo de aquisição de consciência corporal de estudantes de uma turma multisseriada de expressão corporal que cursam artes cênicas no Teatro Escola Macunaíma, a partir de ações didáticas específicas para esse fim, amparadas no Sistema Stanislavski e nos Viewpoints. Para tanto, recolheram-se, sistematizaram-se e analisaram-se informações respeitando a proposição de estudo de caso na abordagem dialógica, tal como debatido por Ivana Marková. Foram registradas em áudio e vídeo as improvisações de alunos da referida instituição em três momentos distintos do curso de expressão corporal. Conjugaram-se a esses registros a caracterização de perfil dos participantes, o diário de campo da pesquisadora e os mapas das trajetórias de aprendizagem elaborados individualmente pelos alunos. Depois de sistematizado, o material empírico foi pareado, de modo a possibilitar a identificação de sentidos por parte dos alunos, associados ao instrumental do Sistema Stanislavski e dos Viewpoints. Dos padrões de sentidos, buscou-se identificar elementos que favorecessem a análise de como a ação do docente de expressão corporal pode promover mudança na constituição da consciência corporal do aluno. Com a conclusão da pesquisa, foi possível identificar que os estudantes participantes consideraram seus pares, os outros da interação, como motores de seus processos de aquisição de consciência corporal. |